A Microeletrônica, a técnica de produzir circuitos integrados, tornou-se uma área vital na economia mundial atual. A Microeletrônica está nos chips dos celulares e dos computadores, nos sistemas de comunicação, na Internet das Coisas (propulsora da indústria 4.0), nos meios eletrônicos de pagamento, na identificação pessoal, no rastreamento automático de mercadorias.
A CEITEC é a única empresa no Brasil que atua no projeto e na produção de circuitos integrados. Sua importância é estratégica para o País. Ela foi criada com o propósito de ser um embrião para a cadeia de tecnologia eletrônica nacional.
O Governo Federal, através de parecer do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) do Ministério da Economia, em sua 13ª reunião, decidiu recomendar a liquidação da CEITEC.
A ACCEITEC alerta que a liquidação da empresa é um retrocesso inadmissível e um golpe na política de desenvolvimento do Brasil. Extinguir a CEITEC é escolher deliberadamente o caminho da dependência e do atraso tecnológico.